“A Audiência Pública realizada em Andirá pela 1ª Vara Federal da Subseção da Judiciária de Jacarezinho lotou o Cine Teatro São Carlos na terça-feira (8/5). O assunto foi a retirada dos trilhos da ferrovia que cortam a cidade. O tema foi presidido pelos juízes federais Rogério Cangussu Dantas Cachini e Gustavo Alves Cardoso.
A ação visou o esclarecimento de questões e circunstancias a respeito da real situação nas áreas de domínio da ferrovia, o que tem gerado o ajuizamento de diversas ações, por parte da concessionária Rumo Malha Azul S.A, inclusive, com pedido de demolição das residências.
Dezenas de famílias, muitas delas moradoras há mais de 40 anos no local, expressaram o descontentamento pela possibilidade de serem removidas do local. Elas pediram a retirada do trecho da ferrovia, justificando os prejuízos de caráter financeiro, emocional, social e histórico que haveria num possível caso de demolição das residências e retirada das famílias.”
Fonte: JFPR
Fotos do evento aqui.
A audiência foi realizada na reitengração de posse 5005484-10.2016.4.04.7013, ajuizada pela Rumo Malha Sul S.A.
Conforme decisão de 05/04/2018, foi estabelecido que o cadastro de moradores ou proprietários dos imóveis interessados em participar e expor seu ponto de vista seria feito junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, para posterior apreciação judicial. Igualmente caberia à assistência social municipal divulgar às pessoas interessadas o seguinte material explicativo: